Review: Vulcão Kelimutu e seus três Lagos

O vulcão Kelimutu está situado na ilha de Flores na Indonésia. É conhecido pela beleza de seus 3 lagos da cratera, os quais podem mudar de cor a depender da quantidade de oxigênio e contaminantes/compostos químicos presentes na sua água. Azul, verde e até vermelho podem ser vistos nos lagos. Para mais informações, consultar sua página do Kelimutu na Wikipedia aqui.

Indonesia
Ilha de Flores na Indonésia no retângulo vermelho e a localização do vulcão pela estrela.

Para conhecer o vulcão, a forma mais eficiente é chegar e sair pelos aeroportos em Ende (ENE), que é mais próximo, ou Maumere (MOF), que é um pouco mais distante.

Ilha de Flores e detalhes
Detalhes da ilha de Flores na província de East Nusa Tenggara na Indonésia. Retângulos vermelhos destacam os principais aeroportos: Labuanbajo (LBJ), Ende (ENE) e Maumere (MOF). Estrela Amarela: Vulcão Kelimutu. Retângulo Verde: Parque Nacional de Komodo (eleito uma das sete maravilhas da natureza em 2011).

Independente do seu ponto de chegada, o mais comum é dormir a noite anterior da subida para a cratera no povoado de Moni. Checar a página no Wikitravel de Moni para informações gerais de chegada/saída.

Cheguei na ilha de Flores pelo aeroporto de Maumere (MOF), a decisão por este aeroporto foi somente econômica, pois na data que poderia visitar o vulcão, os tickets para Ende (ENE) estavam bem mais caros.

Chegando no aeroporto de Maumere por volta de 13:30, barganhei com vários “autônomos“ (motoristas) do aeroporto para que me levassem até Moni. Se você nunca foi à Indonésia, saiba que barganhar é o padrão, pois os serviços de transporte terrestre são sempre tabelados com preços muito inflados.

O preço “normal” tabelado informalmente pela dezena de motoristas no aeroporto era de 500 K IDR (moeda da indonésia, leia quinhentas mil rúpias) para ir de carro no trajeto Maumere-Moni, mas após meia hora de muita barganha e conversa nos preços, acertamos a ida por 275 K IDR (21 USD) no total para duas pessoas.

Parênteses: essas pessoas que prestam serviços de turismo e transporte vivem disso e são profissionais no tema. Todo dia elas lidam com centenas de turistas do mundo todo. Elas sempre perguntam de onde você é, onde você está hospedado e o que você já fez no país. Tudo isso soa bem natural, mas no final das contas os vendedores traçam um perfil do potencial cliente, e com base nisso a negociação deles é feita. Eles sabem diversas palavras e frases dos mais diversos idiomas para puxar proximidade, são profissionais em vender! Minha sugestão é deixar claro que não é europeu com euros, nem americano com dólares. A maneira para começar é dizer que é Brazuka e precisa de preço baixo, pois tem somente Brazilian Reais, que é “ferrado” que nem Indonesian Rupees! Evite ao máximo falar sua acomodação, pois isso dará informação do poder aquisitivo…. Certamente todos perguntarão. No final das contas, lembre-se que barganhar é o padrão e ainda que um serviço possa aparentar ser barato, precisamos manter a inflação local baixa! Imagine se todos os gringos que viessem ao Brasil começassem a pagar o dobro aos taxistas brasileiros… como seria o serviço de taxi para nós (locais)?

A viagem de carro é muito sinuosa, é de início ao fim com muitas curvas pequenas e fechadas, são 90 km que nos tomou 2,5 h. É possível ir de ônibus público a partir da rodoviária, mas isso tomará de 3,5-4 h. O valor de ônibus é de 60 K IDR. Há ônibus periódicos que fazem o trecho Maumere-Ende e que passam por Moni.

Trajeto Maumere-Moni
Trajeto Maumere-Moni.

A acomodação em Moni foi bastante simples, o lugar (e a Indonésia em geral) é muito pobre, assim como a média do interior do Brasil. Imagine o interior do nordeste ou Amazônia. Através do Booking, foi reservado um quarto sem ar condicionado (desnecessário pela temperatura/altitude) e água quente por 250 IDR (19 USD).

É preciso acordar cedo para chegar no topo do vulcão antes do nascer do sol. A saída de carro foi às 4:15 am até a entrada do parque nacional (150 K IDR / pessoa + 10 K IDR de estacionamento). Após estacionar o carro, uma caminhada de 30 min no máximo é suficiente para chegar ao melhor mirante.

Para curtir a cratera do vulcão e seus lagos, também é possível alugar uma moto/scooter (75 K IDR / 6 USD) em Moni e ir por conta própria até o parque nacional.

Estacionamos no parque por volta das 5:15 am, e após essa caminhada da figura abaixo, chegamos em tempo para o nascer do sol.

Caminhada nas crateras do Kelimutu
Caminhada de 1,3 km nas crateras do vulcão Kelimutu (estacionamento ao mirante).

É muito comum que os vulcões em ilhas tenham seu cume coberto de nuvens, por isso a maioria dos passeios de subida em vulcões são feitos de manhã muito cedo, para chegar antes do nascer do sol. Quando o sol nasce e o dia começa a esquentar, as nuvens geralmente sobem e impedem a visibilidade de quem está no topo dos vulcões.

Vista de 2/3 lagos do Vulcão Kelimutu
Vista do mirante do parque nacional do Kelimutu. É possível ver dois dos três lagos neste ponto.

Após apreciar o nascer do sol e tirar umas fotos da cratera com a luz do dia, voltamos para o estacionamento às 8:00 am, chegamos de volta a Moli às 9:00 am para o café da manhã, e iniciamos a viagem para o aeroporto de Ende (ENE) às 10:30 am. É possível parar em uma fonte de água quente, uma cachoeira e uma vila de nativos no meio do caminho para conhecer o modo de vida da comunidade.

DSC_0403
Terceiro lago do Kelimutu.
DSC_0428.JPG
Foto tirada durante a descida da trilha. O morro no centro da foto é onde fica o mirante principal.

O transporte para subir ao parque nacional adicionado ao transporte de lá até o aeroporto de Ende custou 400 K IDR (31 USD), fizemos os dois trajetos com o mesmo motorista.

DSC_0424.JPG
Macaco no parque.

Chegamos no aeroporto de Ende às 13:30 pm prontos para voar de Garuda Airlines (companhia indonésia pertencente a Sky Team) até a cidade de Labuan Bajo (LBJ) para conhecer a Ilha e os Dragões de Komodo!

Já sabiam da existência do Kelimutu? Até a próxima!

MDElsewhere


2 comentários sobre “Review: Vulcão Kelimutu e seus três Lagos

Os comentários estão desativados.